Blog

Nossas últimas notícias, atualizações e histórias.

Odontopediatria

Odontopediatria

Belos sorrisos para uma vida inteira. Os nossos pequenos merecem muito carinho e atenção.

Graças a Odontopediatria moderna e de alta tecnologia, a atenção e cuidado com as condições bucais iniciam hoje precocemente, já na gestação da futura mamãe. Acompanhamento prévio e ações preventivas permitem que os bebês e as crianças cresçam em um ambiente mais saudável, dando condições para uma qualidade de vida cada vez melhor. Estética, função mastigatória e respiratória para um correto desenvolvimento devem ser planejadas desde muito cedo, possibilitando a prevenção de muitos problemas.

Com base neste raciocínio, desenvolvemos um material, no intuito de compartilhar com você informações importantes sobre o crescimento do seu filho.

Insira seu nome e e-mail que em breve você receberá este guia exclusivo.

Saúde bucal em gestantes

Saúde bucal em gestantes

A saúde bucal pode afetar a gravidez? Há cada vez mais evidências sugerindo a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais e os nascimentos prematuros, e de bebês que nascem com peso abaixo do normal.

As gestantes portadoras de enfermidades gengivais têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal. O melhor conselho que se pode dar a uma mulher que está pensando em engravidar é ir ao dentista e resolver todos os problemas bucais, antes de ficar grávida. A boca é a porta de entrada de nutrientes, mas também de muitas doenças, e tudo que afeta a mãe pode ter consequências para o bebê que está se desenvolvendo. Estando grávida, as consultas ao dentista podem ocorrer em qualquer momento da gestação, mas o período mais indicado é o segundo trimestre (entre o 4º e o 6º mês). Evita-se o primeiro trimestre, pois é quando ocorre a organogênese completa, isto é, formam-se o corpo, os membros, a cabeça e todos os órgãos internos, período em que o feto é mais suscetível à ação de medicamentos. Evita-se também o terceiro trimestre por haver um maior desconforto para a paciente, devido à posição deitada da cadeira odontológica. Então, é fundamental o planejamento da melhor saúde bucal durante a gestação, evitando assim os possíveis problemas que as doenças da cavidade oral podem causar.

Como evitar o mau hálito

Como evitar o mau hálito

O nome Halitose, é o termo médico para designar o mau hálito. O mau hálito ou halitose não é uma doença e sim, um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito.

Mas, não se esqueça de que muitas pessoas têm este problema quando acordam de manhã, como resultado de uma produção menor de saliva durante a noite, o que permite os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca.

Medidas tais como escovar bem os dentes e língua, e usar fio dental antes de dormir e ao se levantar sempre ajudam a eliminar o mau hálito matinal. Para tratar a halitose é preciso olhar para o paciente como um todo, pois é muito comum existirem causas associadas. Alguns fatores que levam ao problema são: Higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); Gengivite Ingestão de certos alimentos como, por exemplo, alho ou cebola; Tabaco e produtos alcoólicos; Boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); Doenças sistêmicas tais como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins. É importante manter a higiene bucal adequada (principalmente o uso de fio dental), evitar o fumo e lembrar de que os líquidos antissépticos bucais não são eficazes para tratar o problema subjacente, apenas promovem alívio temporário. Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.

Alinhadores Invisíveis

Alinhadores Invisíveis

você sabe como é realizado este tipo de tratamento?

Existem muitos aparelhos que realizam a correção do posicionamento dos dentes. Entre eles se destacam os chamados alinhadores invisíveis. Mas você sabe como é realizado este tipo de tratamento? Os alinhadores são placas semelhantes às de clareamento dental, porem confeccionadas em um material específico para realizar a movimentação ortodôntica, as quais o paciente utiliza e substitui a cada 10 ou 15 dias em média. Desta forma os dentes vão se posicionando de forma que ao final do tratamento se encontrem alinhados e bem encaixados. Tudo isso é possível pelo avanço tecnológico dentro da Ortodontia moderna.

Inicialmente o ortodontista realiza um escaneamento dos dentes do paciente, onde é possível também ser realizado uma simulação virtual do futuro sorriso. Após esta etapa, o planejamento é realizado através de um software específico, onde cada etapa do tratamento é detalhada e é possível saber o número de alinhadores. Aprovado pelo ortodontista, estas placas do tratamento são confeccionadas e em pouco tempo chegam ao Brasil para inicio do tratamento.

Este sistema é indicado desde casos mais simples até tratamentos mais complexos corrigindo satisfatoriamente as má oclusões. O tempo de tratamento varia e está relacionado com a severidade do problema. Variar de 3 até 18 meses, porem em algumas situações pode até ter uma duração maior.

O fato do paciente poder remover os aparelhos para higienização associado a estética dos alinhadores praticamente imperceptíveis são as principais vantagens desta técnica. Cada paciente deve ser avaliado criteriosamente por um ortodontista que fará um plano de tratamento adequado e individualizado para cada caso, podendo então, indicar esta forma de correção da má oclusão.

Oral Exclusive no 9º Congresso Dental Press

Oral Exclusive no 9º Congresso Dental Press

Nos últimos dias 22 a 23 de Março, aconteceu em Maringá, o 9º Congresso Internacional Dental Press que apresentou o que há de mais novo na Ortodontia mundial, com palestras de profissionais que são referência em pesquisa e clínica de novas abordagens da Ortodontia. Mais uma vez o Dr. Leonardo Schütz esteve presente representando a Oral Exclusive, para absorber ao máximo todo conteúdo abordado por onze renomados palestrantes, com destaque para o Dr. Chris Chang de Taiwan, autoridade reconhecida mundialmente por desenvolver técnicas de tratamento de casos de alta complexidade com o mínimo de intervenção. Este é apenas um de muitos outros eventos nos quais a Oral Exclusive pretende estar presente em 2018.

Aparelho ortodôntico para crianças

Aparelho ortodôntico para crianças

Dúvidas sobre a necessidade, tipo de aparelho e época de tratar são muito comuns. Grande parte dos pais nos questionam estas situações diariamente. Dessa forma poderíamos começar respondendo estas perguntas pela idade ideal de tratar: o que aconselhamos, é que a criança realize uma consulta de avaliação por volta dos 5 – 6 anos de idade com um especialista em Ortodontia.

Esse profissional irá realizar uma avaliação do processo de evolução, troca da dentição e crescimento da face, assim como, em um aspecto mais amplo, correlacionar com algum tipo de problema respiratório (adenoides hipertrofiadas são muito comuns) ou hábitos inadequados como chupeta, sucção digital entre outros. Após essa consulta poderá ser necessário algum tipo de exame complementar como radiografias, fotografias e até modelos dentários para uma melhor avaliação ou confirmação de diagnóstico. De uma maneira geral, quando identificado algum distúrbio relacionado a hábitos bucais deletérios ou alteração das bases ósseas o tratamento se inicia precocemente, visando devolver uma função normal para o correto desenvolvimento da criança.

Casos onde existam grande falta de espaço para troca da dentição ou até mesmo de caninos radiograficamente diagnosticados como fora do eixo normal de erupção, são indicados para uma terapia precoce. Sendo assim, o tratamento ortodôntico geralmente é dividido em 2 fases, onde na primeira serão resolvidos os problemas citados anteriormente, com aparelhos expansores que podem até estar associados com outros tipos (braquetes, placas e acessórios) e após a troca da dentição, em uma segunda fase, na qual a maioria dos dentes permanentes estarão presentes, inicia-se o alinhamento e ajuste individual do posicionamento de cada elemento dentário com braquetes e fios ortodônticos.

O mais importante é sempre fazer uma avaliação precoce com um Ortodontista de confiança, pois enquanto alguns tipos de má oclusão se beneficiam desta intervenção antecipada outras situações podem serem acompanhadas e resolvidas no período da puberdade. Um grande abraço

Tudo sobre o dente do Siso

Tudo sobre o dente do Siso

Os sisos ou terceiros molares como são denominados, são normalmente os últimos dentes a irromper na boca. São conhecidos também como dentes do juízo, pois geralmente coincidem com a passagem para a vida adulta. Com relação à quantidade de dentes, o normal é a presença de dois superiores e dois inferiores, mas nem todas as pessoas apresentam os quatro sisos. É muito comum a existência de somente um, dois ou três dentes, sendo que a ausência de todos também não é rara.

A presença do siso geralmente causa alguma dúvida com relação a necessidade de remoção ou não. Em alguns casos, exames específicos podem auxiliar no diagnóstico e quando confirmada a falta de espaço, inflamação da região, quadros de dor e impacção no dente vizinho a indicação é a extração destes dentes. Mas fique tranquilo, pois quando necessário a retirada, esta pode ser realizada de uma forma segura e tranquila. Medicação antes e depois da cirurgia auxiliam bastante no controle do edema e inflamação. Os cuidados após o procedimento também são essenciais para uma boa recuperação. Repouso, gelo no local, dieta específica são alguns itens importantes nesta etapa. Casos em que existam mais de um terceiro molar é possível a remoção de todos os dentes no mesmo dia. Na realidade é até preferível, quando possível, já que o pós-operatório envolve todos aqueles cuidados citados anteriormente.

Com relação a melhor época para extração, é mais vantajoso durante a adolescência, pois as raizes dos sisos não estão totalmente formadas, facilitando o procedimento e recuperação. Na fase adulta há uma dificuldade um pouco maior, porém também é possível ser realizada a retirada com a mesma segurança e tranquilidade. O ideal é que um cirurgião-dentista faça uma avaliação, para poder orientar você sobre a melhor conduta com os seus sisos! Um grande abraço

Quer saber mais ou agendar uma avaliação?Clique aqui e fale com a gente no Whatsapp.

Conheça também nossos tratamentos